febreamarela

Esclarecimento à População sobre Febre Amarela

14 de janeiro de 2017
Saúde

A febre amarela é uma doença febril aguda. de início súbito, acompanhada de icterícia (cor amarelada na pele, membranas mucosas ou nos olhos) e/ou manifestações hemorrágicas.

Manifestações

A doença aparece de 03 a 04 dias após a picada do mosquito infectado

Sintomas

Febre, mal-estar generalizado, dor de cabeça, sensibilidade ou aversão a qualquer tipo de luz (fotofobia), dor lombossacral, dor muscular (mialgia), dor nas extremidades inferiores, perda de peso excessivo (anorexia), náuseas, vômitos, agitação, irritabilidade e tonturas

Prevenção

A vacina é o principal meio de prevenção da febre amarela e faz parte do Calendário Nacional de Vacinas. Quem já tomou duas doses está imunizado pelo resto da vida. Diante do risco epidêmico, temos, por normas especiais que iniciar o bloqueio pelos domicílios dos casos suspeitos, até contemplar todo o município. Por isso, o bloqueio foi iniciado no distrito de Cafelândia, na zona rural. Solicitamos a todos que forem se vacinar que levem o cartão de vacina.

IMPORTANTE

Ao morador da zona rural e urbana que encontrar algum primata (macaco) morto e que não esteja em estado de decomposição, pedimos que entre em contato com o Setor de Epidemiologia pelo telefone 3511-1871 (ramal 209)