IMG-20170115-WA0013

Itambacuri na luta contra a febre amarela

15 de janeiro de 2017
Saúde

O Prefeito Henrique Scofield encontrou-se com o Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, nesta sexta-feira (13/01/2017), durante o Seminário “Minas Gerais contra a Febre Amarela”, na cidade de Teófilo Otoni. O evento também contou com a presença de outros Prefeitos e Autoridades da região, além da nossa Subsecretária Municipal de Saúde, Ed Maria.

O Seminário teve por objetivo a conscientização sobre os riscos, prevenção e imunização contra a febre amarela.

Na oportunidade, o Governador Fernando Pimentel informou sobre o decreto de Situação de Emergência para 152 municípios, dentre eles, Itambacuri.

O decreto autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do surto, em especial a aquisição de insumos, materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial. Fica admitida também a contratação de pessoal para ajudar no combate à doença e autorizada a criação de um comitê para monitoramentos dos casos e prevenção. Durante a validade da situação de emergência, poderá haver dispensa de licitação.

O Governo de Itambacuri, tem intensificado a vacinação contra a febre amarela, que é o único meio possível de combate à doença e o controle do vetor nas áreas rural e urbana.

No último fim de semana (14 e 15/o1/2017), a Secretaria Municipal de Saúde, em plantão extraordinário, enviou equipes à diversas áreas da zona rural a fim de acelerar o processo de vacinação. A zona urbana também foi contemplada, com plantão no sábado (14) no PSF CENTRO, em frente ao INSS.

O objetivo é imunizar toda a população do nosso município, dentro do menor espaço de tempo possível.

• Na foto, o prefeito Henrique Scofield, o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira e o vice Dr. José Roberto com o Governador Fernando Pimentel.